world class manufacturing
A. Introdução:
programa de melhoria contínua, o WorldClassManufacturing - Manufactura de Classe Mundial concebido pelo Prof. HajimeYamashina, da Universidade de Kyoto, e foi desenvolvido a partir da filosofia TPS - Toyota ProductionSystem.
B. A metodologia do programa WCM
O WCM baseia-se numa estrutura com 10 pilares técnicos e 10 pilares de management que devem ser implementados de forma gradual e colectiva. Aos pilares técnicos correspondem actividades operacionais desenvolvidas pelos diversos sectores de cada área de especialidade. De outro modo, os pilares de management são intangíveis e correspondem à forma como a empresa se organiza para criar um ambiente favorável à evolução do programa. Estes pilares são, no essencial, a expressão do compromisso e da vontade da empresa, criando uma organização que suporte todas as actividades do programa.
A abordagem de cada Pilar é sempre estruturada em 7 passos que cobrem numa fase inicial as actividades reactivas,numa fase intermédia (passos 4 e 5) já obrigam à utilização de lógicas e abordagens preventivas, sendo no final expectável respostas proactivas aos problemas e às dificuldades.
Na fase inicial, as actividades de cada pilar são implementadas numa área modelo, que são levadas ao nível de evolução e qualidade pretendidos e, uma vez consolidados, são posteriormente estendidas na fábrica às restantes áreas.
Uma avaliação periódica sobre a forma de uma auditoria é efeituada para medir os resultados, o grau de profundidade e de expansão do programa.Esta avaliação ocorre de 6 em 6 meses e é conduzida por um auditor certificado pela entidade central da organização WCM.
A pontuação possível para cada pilar são 5 pontos, consoante o estado de avanço das actividades. No total, o programa pode permitir atingir 100 pontos (20 X 5).
O sistema é avaliado em 4 níveis: Bronze: após atingir 50 pontos Prata: após atingir 65 pontos Ouro: após atingir 75 pontos