WCM - World Class Manufacturing
A abertura dos mercados e o consequente aumento da competitividade levaram os segmentos industriais a buscarem vantagens competitivas que vão além de menores custos relativos de produção. A forma encontrada por muitas empresas para alcançar a vantagem competitiva desejada foi a diferenciação por meio da inovação.
O WCM (World Class Manufacturing) é um conjunto de conceitos, princípios, políticas e técnicas baseadas nos princípios da Produção Enxuta para a gestão dos processos operacionais de uma empresa. O objetivo é que o padrão de produção da empresa alcance um padrão mundial e seja reconhecido por este.
O termo - World Class Manufacturing - foi introduzido por Hayes e Wheelwright em 1984 ao descrever as capacidades desenvolvidas por empresas japonesas e alemãs ao entrarem na concorrência por mercados de exportação. Desde seu surgimento, o WCM passou por diversas modificações promovidas pela Associação Mundial do WCM (associação que engloba as empresas que aplicam esse programa) até chegar a sua estrutura atual.
O WCM, é algo que aqui no Brasil somente a Toyota, é claro, e o grupo Fiat tem implementado e avançando num processo de melhoria contínua.
É composto de 10 pilares e é um processo longo para sua implantação. A empresa deve passar por um processo de transformação muito além de certificações ISO, projetos Seis Sigma e deve haver muita criatividade para que consiga chegar aos patamares de uma empresa padrão WCM.
Vamos colocar os posts sobre cada pilar que são:
01 – Segurança no trabalho – Eliminar acidentes;
02 – Desdobramento dos Custos - Identificar problemas que aumentam os custos;
03 – Melhoria Focada – Desenvolver o Know How para reduzir custos utilizando métodos apropriados;
04 – Atividades Autonomas – Consiste em atividades autônomas como a TPM (Manutenção autônoma); 5S o aumento das competências de cada colaborador;
05 – Manutenção Profissional – Quebra Zero de máquinas;
06 – Controle da