Wcm - world class manufacturing
É o nível de excelência de todo ciclo logístico-produtivas, referido ás metodologias aplicadas e ao desempenho alcançado pelas melhores organizações mundiais.
A experiência desenvolvida por essas empresas recebeu a definição: World Class Manufacturing-Mnufatura de Classe Mundial, e se baseia sobre os seguintes conceitos:
Total Quality Control (TQC)
Total Productive Maintenance (TPM)
Total Industrial Engineering (TIE)
Just in Time (JIT)
O nível alcançado por cada organização é certificado por especialistas externos e é obtido através da melhoria contínua do desempenho operacional e do envolvimento constante de todos os níveis da empresa.
O WCM surgiu do sistema de “produção enxuta”, o Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS) tem sido mais recentemente, referenciado como “Sistema de Produção Enxuta”. A produção “enxuta” (do original em inglês, “lean”) é, na verdade, um termo cunhado no final dos anos 80 pelos pesquisadores do IMVP (International Motor Vehicle Program), um programa de pesquisas ligado ao MIT, para definir um sistema de produção muito mais eficiente, flexível, ágil e inovador do que a produção em massa; um sistema habilitado a enfrentar melhor um mercado em constante mudança. Na verdade, produção enxuta é um termo genérico para definir o Sistema Toyota de Produção (TPS).
O WCM se baseia sobre:
[pic]
World Class Manufacturing é composto por dez pilares técnicos:
[pic]
Cada pilar do WCM tem uma função; falando sucintamente temos:
Pilar Segurança: O objetivo é satisfazer as exigências e necessidades dos operários, assegurando a melhoria contínua da segurança no trabalho.
Para que serve:
• Reduzir drasticamente o número de acidentes;
• Desenvolver a cultura da prevenção no que se refere à segurança;
• Melhorar continuamente a ergonomia do posto de trabalho;
• Desenvolver as