Vibrações - movimentos harmônicos
Nomes: Eduardo Henrique Dutra Turma: N2 Guinaldo Nascimento Barbosa 1. Introdução Analisar através de sistemas massa-mola e pêndulos, o movimento harmônico para sistemas com 1 grau-de-liberdade e determinação experimental de suas respectivas freqüências naturais.
2. Objetivos Determinar a equação do movimento para associação livre em pêndulos e sistema massa-mola. Obtenção das freqüências naturais de diferentes sistemas através de ciclos medidos e analisar os efeitos que a mudança da massa, o comprimento e a rigidez tem nos valores obtidos. Analisar as possíveis fontes de incerteza no ensaio e nos cálculos.
3. Revisão Teórica Pêndulo (desenho) Associação em serie de molas (desenho e formulas)
4. Descrição do ensaio e instrumentação utilizada 1- Pêndulo
Instrumentos: Balança, régua e cronômetro. Aparatos: 2 pesos metálicos, fios de barbante com 2 comprimentos diferentes e suporte. Pesar as massas metálicas. Montar o pêndulo e medir o comprimento final do barbante. Colocar o sistema em movimento através de uma excitação lateral. Fazer as medições do tempo gasto para o peso completar 1(um) ciclo de vibração e efetuar varias medições do período. Alterar o comprimento do barbante, utilizando a mesma massa, depois alterar a massa utilizando o mesmo comprimento de barbante.
2- Sistemas massa-mola
Instrumentos: Balança e cronômetro. Aparatos: 3 massas diferentes, 3 molas de tração diferentes e suportes. Montar o 1º sistema utilizando apenas 1 mola e um bloco, excitar verticalmente o movimento do bloco, esperar o transiente passar e medir o período de oscilação. Repetir as medições utilizando duas molas em serie (a anterior e uma nova). Repetir as medições utilizando uma mola nova. Montar o 2º sistema utilizando a 3º mola e o bloco 1. Repetir as medições anteriores utilizando este novo sistema, trocar a massa para o bloco 2 e repetir