Diversos rostos da infancia
Centro de Educação a Distância
Diversos Rostos da Infância
LUCIANE RESENDE DOS ANJOS MENEZES – RA 2306311020
PRISCILA SOARES DE ALBUQUERQUE – RA 2306321071
Pedagogia
2011
Diversos Rostos da Infância
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Pedagogia
2011
Resumo
O objetivo deste trabalho é escrever um artigo discutindo os “diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de educação. Analisar as concepções teóricas sobre a infância e a educação infantil, no âmbito familiar e escolar realizando reflexões sobre a infância da idade média e a infância atual. De um quase anonimato, a criança passa a ser percebida de uma forma romântica e evolui para um sujeito com poder de decisão. A educação Infantil teve que acompanhar as novas especificidades no tratamento destinado às crianças, originando um novo perfil de educador, que tem que se apropriar dos pressupostos pedagógicos necessários para o desenvolvimento de uma prática docente de qualidade.
Palavras-Chave: Infância; família, socialização; educação infantil.
1. Introdução
Analisaremos alguns aspectos da infância na idade média até a infância na sociedade contemporânea. Além de discutir e realizar algumas reflexões em relação à necessidade de superação e melhoria da qualidade de vida infantil.
Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade.
Sem dúvida, a infância atual na escola caracteriza-se como um grande desafio da educação nacional, atingindo não somente as instituições públicas, mas também os colégios particulares.
Hoje o professor não pode ser visto como o único responsável pelo aprendizado e pela