Viagens
Negociação
Prof.(a):
Aula:
Conflitos
Semestre:
3º
Prezados alunos,
Segue abaixo a complementação das informações constantes nos slides da Teleaula
Causas dos conflitos no contexto organizacional e de negociação
1) Diferenças de personalidade: as partes envolvidas no conflito alegam que não concordam com algumas posturas ou comportamentos da outra parte, ou ainda por considerar que algumas características do estilo de personalidade do outro são inadequadas. É uma das causas mais frequentemente utilizadas pelas pessoas para explicarem seus conflitos com outras pessoas.
2) Diferenças quanto às metas/objetivos: pessoas que compõem a mesma equipe ou grupo de trabalho podem entrar em conflito por causa da incompatibilidade de metas e objetivos. Exemplo: uma parte pode esperar que determinadas metas sejam atingidas, ao passo que a outra pode almejar outras metas, totalmente diferentes daquelas esperadas pela primeira parte.
3) Diferenças quanto às percepções ou informações disponibilizadas: cada uma das partes envolvidas no conflito pode enxerga-lo de modo diferente do outra parte. Da mesma forma que avaliamos o comportamento do outro e a situação de avaliação, ele também faz em relação ao nosso comportamento. É uma das causas frequentes de conflitos.
Fases do Conflito
Conflito latente: é aquele que não se tem consciência clara, podendo evoluir, permanecer estável ou desaparecer;
Conflito percebido: é aquele que o gestor ou apenas uma das partes envolvidas tem consciência, requerendo uma posição de alerta;
Conflito sentido: é aquele que já atingiu emocionalmente as partes, e pode agravar-se senão for sanado a tempo;
Conflito manifesto: é aquele que já atingiu as partes e é percebido por todos, podendo interferir no desenvolvimento do trabalho em equipe e até no desempenho da organização.
Abordagem dos conflitos
Modelo Racional: Sustentam que a tomada de decisão organizacional deve ser racional, mas reconhecem que se