Viagem ao espaco
Viagem aos Limites do Universo
Este é o nosso planeta um lugar acolhedor, confortável, familiar.
A fronteira do espaço, 100 km acima, apenas uma hora de casa. Mas deixaremos a nossa casa para descobrimos um vasto oceno escuro.
A lua
Apenas a 400.000 km da terra (três dias numa nave espacial, tão perto como se nem tivessemos saido de casa). A lua é um lugar seguro visto da terra. Mas e um campo de batalha deserto, bombardeado por milhões de meteoritos e asteroides. Mas agora está silenciosa. É obvio que não houve colisões durante milhões de anos. O modulo lunar Apolo 11: As primeira pegadas de Neil Armstrong parecem terem sido feitas ontem. Não existe ar para apagalas. Elas sobriveverão por milhares de anos. Talvez mais do que nos.
Vênus
Na escuridão, um rosto amigo, a deusa do amor, Vênus. A estrela do amanhã, a estrela da noite. Ás vezes ela saúda o novo dia no leste, outras no oeste. O amarelo das nuvens do planeta refletem a luz solar. Por isso é o Planeta mais brilhante do sistema solar. Uma irmã do nosso planeta possui o mesmo tamanho e a mesma gravidade da Terra. Deveriamos nos sentir seguro aqui. Mas a sonda espacial Vênus Express, descobriu que essas nuvens deslumbrantes, são feitas de acído sulfúrico mortal, que a atmosfera do planeta é sufocada pelo dióxido de carbôno. Vênus envia sinais de perigo. Ela é uma deusa irritada. O ar e nocivo, a pressão, insuportável, e é quente, aproximadamente 500 graus Celsius. A distância, seriamos corroidos, sufoc ados, esmagados e assados. Nada pode sobreviver aqui. Como isto, a sombra robótica soviética Venera. Sua armadura foi destroçada pela atmosfera extrema. Tão linda da Terra, de perto essa deusa é horrorosa. Ela é irmã do inferno, sua superfíce deformada por milhares de vulcões. O dióxido de carbôno de sua atmosfera bloqueia o calor do sol. É o efeito estufa de sua forma mais selvagem. Se houvese frio, talvez Vênus fosse mais tranquilo, igual a Terra, seu planeta irmão. Se