VIABILIDADE DE INVESTIMENTO
CENTRO DE CIÊNCIA EXATAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: Análise de Investimentos em Engenharia – PRO0215-D
PROFESSOR: JOANIR LUÍS KALNIN, Dr.
SEMESTRE 2007 / 02 – HORÁRIO 56-57 – SALA: K-101
VIABILIDADE DE INVESTIMENTO
ATRAVÉS DO FINANSOFT 2.0
Por:
Diogo Alex Baguinski
Eduardo Dalpiccoli Toss
Gustavo Conci Dalcorno
Caxias do Sul, 28 de junho de 2007
RESUMO
O presente trabalho estuda a viabilidade econômica da implementação de uma indústria de tomates secos, abordando desde valores necessários para sua abertura até seu retorno financeiro.
Foram simulados dentro do software finansoft três cenários para retratar três diferentes realidades, o primeiro cenário mostra como seria o funcionamento da empresa se trabalhasse apenas um turno, já no segundo é possível visualizar a empresa trabalhando dois turnos e por fim, o terceiro, demonstra um investimento maior em maquinário à fim de promover maiores receitas. O resultado obtido nos três cenários é positivo, porém em níveis diferentes, trabalhar dois turnos aparece como cenário mais atrativo, seguido do investimento maior em maquinário e como pior hipótese a opção de trabalhar apenas um turno.
INTRODUÇÃO
O objetivo de tornar-se um empreendedor muitas vezes não é fácil. O mercado inconsistente ou até mesmo má administração de um negócio, podem fazer empresas fecharem as portas do dia para a noite.
Conforme dados do SEBRAE (Gilvane Felipe - Diretor-Superintendente do Sebrae em Goiás), 49,4% das empresas fecham as portas antes de completar o segundo ano de vida. Entre os principais motivos estão a falta de conhecimento do mercado, a falta de capital de giro e o difícil acesso as novas tecnologias. Quase todo tipo de empreendimento pode ser realizado, mediante disponibilidade de crédito ou ainda com investimentos de capital presente.
Porém todo tipo de investimento em um negócio