Vetores
Vetor é um ente matemático representado por um segmento de reta com direção, sentido e módulo.
A notação vetorial tem duas grandes propriedades:
1. A formulação de uma lei física em termos de vetores é independente da escolha dos eixos de coordenadas. A notação vetorial oferece uma linguagem em que enunciados têm um conteúdo físico independente do sistema de coordenadas.
2. Muitas leis físicas têm formas simples e transparentes, que são pouco aparentes quando estas leis são escritas em termos de um sistema particular de coordenadas.
O vetor é uma grandeza tendo direção, sentido e intensidade. Esta propriedade não tem nenhuma relação com um sistema de referência.
Um escalar é definido como sendo uma quantidade cujo valor não depende do sistema de coordenadas. O módulo de um vetor é um escalar.
Escalares:
Posição
Deslocamento
Velocidade
Aceleração
Força
Momentum
Impulso
Campo Elétrico
Campo Magnético
Igualdade de vetores
Dois vetores A e B são definidos como sendo iguais se tiverem o mesmo módulo, direção e sentido. Um vetor não tem, necessariamente, uma localização, apesar de que um vetor possa se referir a uma quantidade definida em um ponto.
Dois vetores podem ser comparados, mesmo que meçam quantidades físicas definidas, em diferentes pontos do espaço e de tempo.
Adição de Vetores
O vetor resultante ou soma R=A+B é obtido da seguinte maneira:
· escolhe-se um ponto qualquer (ponto P).
· desloca-se em qualquer ordem todos os vetores que se deseja somar de modo que a origem do primeiro fique sobre o ponto P e os demais fiquem dispostos de tal forma que a origem de um coincida com o vértice de outro.
· o vetor que vai da origem do primeiro (ponto P) à extremidade do último
(ponto Q) é, por definição, o vetor resultante R=A+B.
Subtração de Vetores
Da mesma forma que no caso anterior temos a subtração. Também podemos