Vetores
Uma partícula que se move em linha reta pode se deslocar em apenas uma direção, sendo o deslocamento positivo em uma e negativo na outra direção. Quando uma partícula se move em três dimensões, um número positivo oi negativo não é suficiente para indicar a orientação, tornando-se necessária a noção de vetor.
Um vetor possui módulo e orientação, seguindo certas regras de combinção. O deslocamento, a velocidade e a aceleração são exemplos de grandezes físicas. Entretanto, nem todas as grandezas físicas envolvem uma orientação. A temperatura, a pressão, a energia, a massa, o tempo, por exemplo, não apontam em nenhuma direção. Essas grandezas são escalares.
A grandeza vetorial mais simples é o deslocamento, ou a mudança da coordenada de posição. Um vetor que representa o deslocamento é chamado de vetor deslocamento. Se uma partícula muda de posição movendo-se de A para B na figura abaixo, dizemos que sofre um deslocamento de A para B, que é representado por uma seta apontando de A para B.
Na figura 3-1a, as setas de A para B, de A’ para B’ e de A’’ para B” têm o mesmo módulo e a mesma orientação; assim, escificam vetores deslocamento iguais e representam a mesma variação de posição da partícula. Um vetor pode ser deslocado sem queo valor mude se o comprimento, a direção e o sentido permanecerem os mesmos.
O vetor deslocamento nada nos diz sobre a trajetória da partícula. Na figra 3-1b, por exemplo, as três trajetórias que unem os pontos A e B correspondem ao mesmo vetor deslocamento da figura 3-1a. Um vetor deslocamento representa apenas o resultado final do movimento, não o movimento propriamente dito.
Soma Geométrica de Vetores
Suponha que, como no diagrama vetorial da Fig. 3-2a, uma partícula se desloque de A a B e depois a C. O deslocamento total é representado por dois vetores deslocamento sucessivos, AB e
BC. O deslocamento total é um único deslocamento de A para C.
Chamaremos AC de vetor soma (um Vetor