Verticalização do bairro vila indiana
Faculdade de Filosofa, Letras e Ciências Humanas.
Departamento de Geografia Geografia Urbana
Processo de verticalização urbana na Vila Indiana, São Paulo.
Profª Dra Amélia Luisa Damiani.
São Paulo, 11/2009
Phelipe Terra Guimarães Novaes nºusp: 5426380
A pesquisa diz respeito ao processo de verticalização urbana que vem ocorrendo no bairro da Vila Indiana, nos arredores da USP, São Paulo.
A hipótese levantada é a de que este processo vem acontecendo como resposta a uma lógica de construção espacial na qual o espaço é produto de uma valorização do capital.
O processo de industrialização atual levou diversas regiões do planeta a atingirem níveis de técnica que propiciaram o advento da globalização; esta globalização nada mais é do que o atual estágio de desenvolvimento do capitalismo, que alguns autores chamam de mundialização do capital. Como o capitalismo é o modo de produção por excelência produtor do lucro, seus objetivos finais serão o lucro. Assim, entendemos que a produção espacial respondendo esta lógica de produção pelo lucro materializará isto através da construção do espaço.
O processo industrial caracteriza-se pela produção de mercadorias para a obtenção de lucro e seguindo este princípio o espaço será posto como mercadoria (LEFEBVRE).
Verifica-se que a região a ser estudada tem se notabilizado nos últimos dez anos por ter suas habitações mais antigas derrubadas e substituídas por projetos imobiliários altamente capitalizados. Isto nos chama atenção porque tanto a paisagem vem sendo modificada como também as formas de sociabilidade entre as pessoas do bairro.
As construções demolidas são em sua maioria habitadas por moradores de renda baixa, são muitas vezes os mais antigos residentes do bairro e guardam uma memória e raízes profundas do bairro.
O estudo consiste em pegar a área da Vila Indiana como amostra de como esta lógica de reprodução do capital