Versifica O
FICHA 2
VERSIFICAÇÃO
Quando você lê notícias em um jornal, uma crônica ou um romance, você está lendo textos em prosa. Quando você escreve uma composição para a sua aula de Redação, geralmente está escrevendo um texto em prosa. Isso porque a prosa é o conjunto de palavras ordenadas de modo a formarem um sentido, sem a preocupação de apresentarem rima, ritmo ou métrica. Mas quando você está lendo um poema, você está lendo um texto em versos. Iniciemos com a leitura de uma de nossos poemas mais conhecidos:
Número de Versos
Designação
2 versos
Dístico
3 versos
Terceto
4 versos
Quadra ou quarteto
5 versos
Quintilha
6 versos
Sextilha
7 versos
Septilha
8 versos
Oitava
9 versos
Nona
10 versos
Décima
As sílabas gramaticais, formadoras das palavras que usamos na linguagem comum, não são as mesmas que as sílabas métricas (ou poéticas), e por vezes não coincidem.
Veja o exemplo:
Sílabas gramaticais
Mi
nha ter ra tem pal mei ras
Nº de sílabas
1
2
3
4
5
6
7
8
Sílabas métricas
Mi
nha ter ra tem pal mei * ras Nº de sílabas
1
2
3
4
5
6
7
X
* última sílaba tônica
Como você pôde observar, o número de sílabas métricas e gramaticais não coincidiu. As regras básicas para a contagem de sílabas métricas são:
a) Só se contam as sílabas até a última sílaba tônica de cada verso.
b) Havendo encontro de vogais, em palavras diferentes, elas podem fundir-se numa sílaba somente. É o caso da elisão.
Escandir ou fazer a escansão dos versos é indicar suas sílabas métricas e seus acentos. Veja a escansão que fizemos: observe as sílabas tônicas predominantes do verso – 3ª e 7ª - e as elisões que aparecem.
1
2
3
4
5
6
7
8
Em
cis mar so zi nho a noi te
Mais
pra zer en con tro eu lá Mi nha ter ra tem pal mei ras On de can ta o sa bi á O número de sílabas métricas em cada verso depende da vontade do poeta. Geralmente vão de uma sílaba (muito raro) até doze sílabas.
Uma sílaba
Monossílabos
Duas sílabas
Dissílabos