O Estado e os Problemas Contemporaneos Atividade Reavaliacao Jordao Pereira
Polo: Colombo 1
Tutor Presencial: Jacir Mário Tedesco Filho / Lidiane Gaida
Disciplina: O Estado e os Problemas Contemporâneos
Atividade de reavaliação para alunos com média entre 4,0 e 6,9
Parte 1: Explique os conceitos de pobreza, desigualdade, exclusão e cidadania e suas relações com os problemas contemporâneos do Estado. Fazer uso de fontes além da bibliografia básica. Parte 2: Por que é possível afirmar que o Brasil não é pobre e sim desigual? Apresente argumentos e fontes que corroboram com essa afirmação. Faça uso de fontes além da bibliografia básica.
Parte 3: Elabore uma linha do tempo, destacando em cada década, a implementação e/ou a evolução das Políticas de Proteção Social no Brasil.
Parte 4: Recentemente os trabalhadores foram surpreendidos com mudanças nas Políticas
Públicas de Trabalho e Geração de Renda, especificamente nos Direitos trabalhistas, referentes ao seguro-desemprego, abono salarial, pensão por morte, auxílio-doença e defeso.
Detalhe essas mudanças, destacando como era antes e como será a partir das mudanças, apresentando argumento crítico do impacto dessas mudanças para o trabalhador: quem será mais penalizado e/ou quais categorias sofrerão mais com as essas mudanças? E por qual motivo? Faça uso de fontes além da bibliografia básica.
Parte 1:
A pobreza não pode ser definida de forma única e universal, contudo, pode-se afirmar que a pobreza refere-se a situações de carência em que os indivíduos não conseguem manter um padrão mínimo de vida condizente com as referências socialmente estabelecidas em cada contexto histórico, entretanto no Brasil a origem da pobreza brasileira não está na escassez de recursos, mas sim na enorme desigualdade na distribuição de renda que constitui o principal condicionante da pobreza no país.
Podemos denominar desigualdade social como sendo uma condição de acesso desproporcional aos recursos, materiais ou simbólicos, fruto das divisões sociais. A
desigualdade,