Classicismo
Alguns historiadores de arte, entre eles Giulio Carlo Argan, alegam que na História da arte concorrem duas grandes forças, constantes e antagônicas: uma delas é o espírito clássico, a outra, o romântico.
As duas grandes manifestações classicistas da Idade Modernaeuropéia são o Renascimento e o Neoclassicismo.
Contexto Histórico
Contexto histórico /fatos históricos
- O Renascimento surgido na Itália, no século XV, espalhou-se por toda a Europa já no século seguinte. Isso aconteceu em virtude da rapidez da divulgação cultural, a partir da invenção da Imprensa. O trabalho de recuperação e tradução dos textos antigos, desenvolvido pelos humanistas, contribuiu para a substituição gradativa do ensino religioso pelo ensino laico nas universidades. A cultura deixou de ser exclusividade dos membros da Igreja, atingindo camadas mais amplas da burguesia emergente, que a encarava como um meio de destaque social substitui dor dos títulos de nobreza e do sangue aristocrático que ela não possuía. As descobertas científicas recentes voltavam a privilegiar o racionalismo, indicando uma tendência antropocêntrica que ressaltava ainda mais a distância em que o mundo se encontrava da era medieval.
- Em Portugal, o Quinhentismo (Classicismo) teve início em 1527 , quando do retorno do poeta Sá de Miranda de Itália , onde viverão vários anos para estudos. Na bagagem, trazia novas técnicas versifica tórias, o "dolce stil nuovo”. Além de introduzir no país o decassílabo (medida nova) em oposição à redondilha medieval (cinco ou sete sílabas), que passou a ser chamada de medida velha, trouxe