Vernizes
O verniz é uma substância líquida, constituída por resinas, solventes e aditivos, que, após aplicação, sofre um processo de cura e se converte em uma película transparente, aderente, flexível que tem a função de proteger de modo durável o suporte. A diferença entre o verniz e a tinta é apenas adição de pigmentos. Com exceção do verniz negro, que mesmo sem pigmento não é transparente.
Finalidade: revestir uma dada superfície ou substrato para conferir beleza e proteção. Evita a degradação precoce do substrato sobre qual é aplicado. Reduz a absorção de água e protege contra ação das intempéries, da água e do fogo.
Estética: dar a aparência final da superfície aonde for aplicado através das cores, brilho, matizes e texturas. Geralmente atende internamente num ambiente.
A consistência correta determinará sua aplicação.
Resistência e durabilidade após de seca:
Propriedades mecânicas:
Dureza e flexibilidade;
Resistência a intempéries; (Verniz Filtro Solar que absorve os raios ultravioletas do sol, evitando que eles ataquem a madeira e causem o descascamento do verniz ou Verniz marítimo voltando a superfícies que tem mais contato com água).
Características Desejáveis
Facilidade na aplicação;
Secagem rápida;
Boa aderência
Resistência
Rendimento
Componentes dos Vernizes
Resinas
As resinas são formadoras da película e são responsáveis pela maioria das características físicas e químicas, pois determinam o brilho, a resistência química e física, a secagem, a aderência, e outras.
As resinas mais usuais são as alquídicas, epóxi, poliuretânicas, acrílicas, poliéster, vinílicas e nitrocelulose. Os vernizes atuais são mais freqüentemente à base de polímeros sintéticos, como as resinas acrílicas e vinílicas.
Uma breve descrição de cada uma destas resinas encontra-se a seguir:
Resina alquídica: polímero obtido pela esterificação de poliácidos e ácidos graxos com poliálcoois. Usadas para tintas que secam por oxidação ou polimerização por