Brinquedoteca
Na atualidade existem discussões sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. É através das brincadeiras que elas vivenciam situações do dia a dia, é um momento onde elas interiorizam conhecimentos e aprendizagens, construindo dessa forma sua maneira de ver o mundo.
E nesse contexto, a brinquedoteca é de fundamental importância, pois ela é um espaço destinado a atividades lúdicas, que propicia diversos estímulos para o desenvolvimento de aspectos sociais, culturais, emocionais, cognitivos e físicos. É uma ferramenta que auxilia o professor no processo ensino aprendizagem.
O primeiro registro de uma brinquedoteca foi em Los Angeles, por volta de 1934, com o intuito de emprestar brinquedos as crianças que não possuíam. Em 1963, na Suécia, uma versão mais abrangente foi desenvolvida para orientar os pais de crianças excepcionais, a utilizar os brinquedos emprestados, para ajudar no desenvolvimento dessas crianças.
No Brasil, a brinquedoteca também surgiu devido a necessidade de ajudar crianças deficientes. Em 1971 ocorreu a inauguração da APAE em São Paulo, com a exposição de brinquedos pedagógicos. E em 1981 surgiu a primeira brinquedoteca no Brasil, situada em Indianópolis, São Paulo, atendendo diretamente as crianças.
Entende – se brinquedoteca como um local, porém também pode ser atividades oferecidas para estimular a brincadeira, com objetivo de ensino e aprendizagem, onde a criança ou jovem pode brincar livremente, pondo em prática sua própria criatividade. É permitir que a criança tenha contato com uma variedade de brinquedos, levando à explorar, experimentar, descobrir novas situações, desenvolvendo a autonomia, a concentração e atenção. Segundo CUNHA, podem, inclusive, existir brinquedotecas sem brinquedos, desde que sejam proporcionados outros estímulos as atividades lúdicas.
Para Santo (1997, p. 97):
A brinquedoteca é sempre um lugar prazeroso, onde jogos e brincadeiras fazem a magia do