Síntese: Influências Indígenas na construção indenitária do Sul Matogrossense

275 palavras 2 páginas
Síntese:
Tema: Influências Indígenas na construção indenitária do Sul Matogrossense.

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro, aonde se dividem em diversos povos de hábitos, costumes e línguas diferentes. No Mato Grosso do Sul as principais nações indígenas são: Ofayé Xavante, Guató, Guarani, Kaiowá, Terena e Kadiwéu. A presença desses povos é tão forte que em Campo Grande/MS possui uma “aldeia urbana”, um núcleo de casas de alvenaria, com arquitetura semelhante a uma oca. O principal parque leva o nome de “Nações Indígenas” e alí está o Museu da História natural.
Apesar da colonização Européia ter destruído a população indígena, não só fisicamente, através de escravidão e guerra, os conhecimentos desses povos acabaram por influenciar parcialmente a língua, a cultura, a culinária, o folclore e o uso de objetos, como por exemplo a rede de descanso, que é muito utilizada no MS. Algumas designação de animais e plantas também vindos dos povos indígenas permanecem dentro do estado, como a “capivara” e o “ipê”. Os conhecimentos passados por esses povos fazem parte também do folclore Sul Matogrossensse, como o curupira, o saci Pererê, o boto e a Iara.
Os povos indígenas concebeu forte influência na culinária, essa herança está na mandioca, na erva-mate, no açaí, na jabuticaba e nos inúmeros pescados. Já no desenvolvimento da cultura regional desses povos e significado econômico ganha incentivos do poder público, é através da produção artesanal que as principais etnias expressam seus costumes, são ótimos artesãos, se destacam principalmente na arte cerâmica, produzindo também artesanatos em cestaria, tecelagem, adereços, colares e pulseiras de sementes e de penas de pássaros da região, peças muito utilizadas nas cidades.

Relacionados

  • sgc pm mg 2015 soldado geografia 01 a 32
    35695 palavras | 143 páginas