Vermes
Platyhelminthes (do grego “platys”= achatado e “helminthes”=verme)
Compreendem mais de 15.000 espécies, tem forma achatada, alongada e é distinguida a cabeça da região caudal. Vivem em meios aquáticos como mares, córregos, lagos e pântanos. Mas também habitam região terrestre úmida e através do muco produzido a região central do corpo conseguem se arrastar no chão. Há também os parasitas de animais principalmente vertebrados. São triblásticos cuja mesoderme dá origem a um tecido de preenchimento dos espaços entre os órgãos, não existindo cavidade, o celoma, portanto são também acelomados. O corpo dos platelmintos apresenta as seguintes regiões:
Uma extremidade anterior onde se localizam a cabeça e órgãos dos sentidos, Uma extremidade caudal, Um lado dorsal e outro ventral.
Seu sistema digestório é incompleto possuem boca, faringe intestino simples ou ramificado, porém não possuem ânus. As fezes e os alimentos entram e saem pelo mesmo orifício à boca. Os vermes parasitas podem ter um tubo digestivo adaptado para absorver os nutrientes de seu hospedeiro.
O sistema excretor elimina excretas oriundos do funcionamento celular, neles há um sistema protofridiano formado pelas células-flama ou solenócitos estas são canículos com cílios que através do batimento eliminam as impurezas dos tecidos.
Os platelmintes possuem um sistema nervoso com duas pequenas