vermes
Atualmente, se entende como verme o animal com o corpo alongado e/ou achatado e sem esqueleto interno ou externo. Não possuem membros, embora possam ter apêndices reduzidos na superfície para a locomoção.
Os vermes são encontrados em praticamente qualquer habitat, incluindo o mar, os rios e o subterrâneo. Muitos também são parasitas como a Tênia. Alguns vermes, notavelmente a minhoca, desempenham um papel muito importante na ecologia.
Verminose é uma doença provocada por agentes específicos, denominados parasitas, especialmente Endoparasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro. Constitui-se uma doença frequente, de difícil controle pelos órgãos públicos, que acomete o ser humano de forma irrestrita. É observada nas crianças e nos adultos, em ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades.
As consequências decorrentes destas doenças podem representar grande danos à saúde do indivíduo, por vezes até fatais. A prevenção constitui-se a forma mais segura e eficaz contra estas infecções, portanto, as orientações encontradas neste texto são de importância para todos.
As verminoses mais frequentes são: ascaridíase (lombrigas), teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase e ancilostomíase (amarelão). Outras menos frequente também são importantes, principalmente devido ao quadro clínico de alto risco para o paciente, tais como: estrongiloidíase, esquistossomose, bicho-geografico, filariose e hidatidose
Principais sintomas
Os principais sintomas relacionados com as verminoses são: cólicas abdominais, enjoo, mudança do apetite,