Verificação das vantagens e desvantagens de se utilizar as redes sociais como fonte de pesquisa para análise da áfrica.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM RI
Verificação das Vantagens e Desvantagens de se Utilizar as Redes Sociais como Fonte de Pesquisa
Turma de Relações Internacionais – Manhã
Junho de 2013
Disciplina: Relações Internacionais da África
Prof. Guilherme Dias
Introdução
Este roteiro tem como objetivo, a análise das vantagens e desvantagens de se trabalhar com a opinião popular, organizacional e institucional através das redes sociais. As redes sociais usadas foram quatro: o Twitter; o Youtube; o Facebook; e o Instagram.
Metodologia
A metodologia que será utilizada neste relatório será baseada no livro “Como elaborar um projeto de pesquisa” de Antonio Carlos Gil que diz que a organização prévia de recursos humanos e materiais é que leva qualquer trabalho acadêmico ao sucesso. Desta forma, analisando a disponibilidade de recursos materiais para obtenção de dados: o canal do Youtube, o perfil do Facebook, a página do Twitter e o login do Instagram; dividiu-se os recursos humanos (membros do grupo) pela maior afinidade de cada um para com os recursos materiais disponíveis, de forma a garantir o maior aproveitamento por todas as partes. Dentro de cada rede social, também havia uma disposição gigantesca de materiais de pesquisa e análise, fazendo-se, novamente, necessária a aplicação da metodologia de Gil, de forma a redividir os recursos humanos pelas novas disposições de materiais de forma a se garantir maior foco e eficácia na análise e filtragem das informações. Feito isso, o próximo passo era a escolha de um fundamento teórico para garantir a legitimidade e veracidade das análises e conclusões tiradas a partir dos materiais retirados das redes sociais.
Fundamento Teórico
Ao se observar o fenômeno das redes sociais, percebe-se que, na maioria das vezes, as informações e dados carecem de uma análise acadêmica ou oficial, simplesmente