VERDADE
De acordo com os textos e autores, ao nos referirmos a verdade e como ela questionada, e desejada por todos os seres que possuem raciocínio, surgem indagações do que é verdade, se esta verdade verdadeiramente existe, e como podemos utilizá-la a nosso favor.
Assim ao se tratar da busca pela verdade, podemos afirmar que esta só pode ocorrer se tivermos duvidas, incertezas sobre determinada informação. Se não há dúvidas e incertezas, não haverá questionamento, e nem a curiosidade de saber se realmente o que foi relatado é verdade ou não.
No entanto, nos dias atuais as pessoas por necessidade própria tem colocado as dúvidas, incertezas, desconfiança a frente do que os seus olhos veem, ou seja, não acreditam facilmente no que é colocado a sua frente, sempre há um questionamento, uma pergunta a mais, e assim obter uma certeza, mesmo esta não havendo; pois mesmo acreditando uma hora ou outra ocorre uma decepção, insegurança, o que nos deixa cada vez mais precavidos.
Em concordância com as concepções da verdade, e autores que contribuíram para estas, a verdade está ligada ao falar, perceber, crer, confiar (...); de fato a verdade esta comumente ligada a estes fatores, mesmo que inconscientemente; visto que observamos as expressões que a nos são demostradas, as quais geralmente nos causam dúvidas, e essa sendo uma forma de defesa, nos trazem benefícios, tanto individual, quanto social, pois o que seriamos de nos se não precisassemos pensar, agir, questionar, encontrar soluções (...).
Sendo assim, podemos afirmar que a verdade significa o não oculto, o não dissimulado e como tal o verdadeiro é o que se manifesta nos olhos,