Verbete - Equilíbrio de Poder
É assim que se regem as relações entre os Estados, com a política e o poder, e às vezes, ambos são um só. Contudo, Carr ainda afirma que a política não está presente em todas as atividades do Estado, apenas quando há um conflito de poder ela está presente.
O autor Hans Morgenthau propõe que paz mundial pode ser alcançada a partir do equilíbrio de poder. Nos seis princípios propostos pelo autor, além de diferenciar e definir o realismo, em relação às outras teorias das ri, ainda esclarece vários pontos em relação ao poder. Como no primeiro princípio em que ele afirma que o fenômeno da política tem base no desejo natural do homem em dominar os demais – volta-se à ideia de que o homem é um animal político e que o poder está ligado às suas ações –.
Morgenthau tem o foco de sua visão voltado aos Estados e quase que ignora a atuação das pessoas, como afirma no quinto princípio que a moral do Estado não pode ser usada pelo povo e pressupõe-se, assim, que a esfera política seja autônoma das demais – algo levantado por ele no sexto princípio. Ainda propõe a existência de uma balança de poder, já que para o autor, a política internacional é uma luta pelo poder e está busca dos Estados pelo poder só pode ser limitada quando outro Estado se opõe ao primeiro. Assim o equilíbrio de poder seria a estabilidade dentro de um sistema onde se encontram diversas forças autônomas. E caso este equilíbrio seja perturbado por uma força exterior, ou mesmo vinda de dentro do próprio sistema, este agente sempre tentará ou restabelecer o equilíbrio original ou impor