Ventilação
DISCIPLINA CONFORTO TÉRMICO
Resumo do Livro:Acondicionamento Térmico Natural Arquitetura e Clima.
Autor: Roberto Rivero
ALUNA : MÁRCIA DE ALMEIDA COLAFEMEA
PROFESSORA:JANINE DE SOUZA LOUGON MOULIN
CURSO ARQUITETURA E URBAMISMO – 3° PERÍODO
Se faz necessário em projetos de arquitetura prever a ventilação e conforto térmico para ambientes, o autor Roberto Rivero relata diversas maneiras de realizar a ventilação de espaços internos e externos e também cita algumas influências do espaço urbano moderno e sua interferência na direção dos ventos, propondo maneiras eficientes de melhorar a ventilação e o conforto térmico nos ambientes.
Segundo o autor, existem diversos fatores que influenciam nas alterações de composição do ar, por exemplo, a atividade biológica com o consumo de oxigênio e desprendimento de gás carbônico, vapor d´água originado pela transpiração das pessoas, eliminação de calor e até mesmo aparelhos e equipamentos internos à residências, como por exemplo, os existentes na cozinha de uma casa, os quais geram vapor d´ água e calor; modificando assim as temperaturas internas dos ambientes. Fumaças e odores são outros fatores que também influenciam a composição do ar e devem ser levados em conta nos projetos de ventilação.
No estudo de conforto térmico e ventilação é importante observar fatores como a movimentação do ar; em ambientes fechados a movimentação do ar faz com que haja troca de calor com o ambiente, diminuindo a temperatura superficial de superfícies internas do interior de uma residência, o que acelera as perdas por convecção e evaporação e por fim reduz a temperatura ambiente.
A ventilação deve obedecer às exigências higiênicas e térmicas, ou seja, o primeiro focado em regiões frias com baixas temperaturas onde é necessário a ventilação em espaços fechados sem afetar uma diminuição significativa da temperatura. Em climas quentes, além de atender às exigências higiênicas, deverá também atender a