Edp concorrencia
Introdução 1
Concorrência Pura/Perfeita 2
Concorrência Monopolística 2
Oligopólio 3
Monopólio 3
Análise da Empresa EDP 4
Monopólio da EDP 8
Oligopólio da EDP 9
Conclusão/Bibliografia 12
Introdução
“ Estrutura de mercado – é o conjunto de características de uma indústria que afectam directamente as decisões de preço/quantidade de produção das empresas.”
A organização dos mercados irá ser retratada através de algumas características tais como, o tamanho das empresas, a diferenciação dos produtos da empresa e se existem ou não barreiras à entrada de novas empresas nesses mercados.
As características no mercado de bens e serviços serão explicadas e estas são:
- Concorrência pura/perfeita; Concorrência monopolista; Oligopólio e Monopólio.
Existem diversos modelos sobre o comportamento de cada empresa na atribuição de preços a cada um dos seus produtos. O objectivo de cada empresa passa por maximizar os lucros e a sua participação no mercado. Para ocorrer é necessário saber se o mercado é competitivo e se muitas empresas produzem os mesmos produtos.
Após as definições de estruturas de mercado, a EDP será alvo de estudo e o tipo de estrutura aplicada a esta empresa no mercado português.
Existem quatro modelos de estrutura de mercado. Uma breve análise a cada um deles será feita por ordem decrescente de competição no mercado.
Concorrência pura/perfeita
Os economistas desenvolveram a teria da concorrência perfeita. Através de quatro condições consegue-se definir a existência de um mercado perfeitamente concorrencial.
1. As empresas vendem um produto padronizado. Num mercado com muita concorrência, o produto vendido por uma empresa é assumido como um substituto perfeito do produto vendido por outra empresa concorrente.
2. As empresas são aceitantes do preço. Uma empresa individual considera dado o preço de mercado do produto, ou seja, deve acreditar que o preço de