Concorrência
Numa situação de concorrência perfeita, cada empresa concorrente enfrenta uma curva da procura horizontal, não existindo, por isso, vantagem para a prática de preços diferentes do preço de mercado. Uma empresa a praticar preços mais elevados do que o preço de mercado, perderá toda a procura porque os produtos e serviços são idênticos e o consumidor detêm a informação toda a oferta existente. Se suceder o inverso, na qual, uma empresa opta pela prática de preços abaixo do que o preço de mercado não irá resistir porque o preço de mercado traduz-se numa situação de lucro nulo, levando à insustentabilidade da empresa.
Na situação de concorrência imperfeita, as empresas definem o preço dos seus produtos e serviços e numa situação de monopólio ou oligopólio as empresas têm o poder de influenciar os preços dos produtos.
O mercado cambial será provavelmente dos poucos exemplos que se pode dar relativamente a uma aproximação a mercado de concorrência perfeita. Só não é de concorrência perfeita porque existe intervenção dos bancos centrais que possuem poder significativo sobre o mercado. Este mercado tem milhares de operações a comprar e a vender. O produto é homogéneo e os agentes geralmente têm conhecimento de toda a informação sobre as condições do mercado.
O mercado da restauração, mais precisamente dos restaurantes – isolando os restaurantes segundo a sua categoria – tem as características muito