vendor
Também podem ser cobrados os juros das prestações pagas pelo cliente.
O processo de contrato de vendor ocorre da seguinte forma:
Pede-se uma aprovação via planilha para o pedido ser emitido e, sendo aprovada, a planilha segue para a local que o digita no sistema.
No pedido, escolher o tipo de cobrança cuja opção Vendor esteja marcada e com o prazo de pagamento alterado para à vista (ou 1 dia) e cobrança para carteira.
A Nota Fiscal é emitida pelo valor da venda com o prazo sendo à vista. Neste momento, é realizada uma contabilização, debitando a Conta do Cliente e creditando a Conta de Receita de Vendas no valor da nota fiscal.
O sistema não gera boleto ao cliente, somente nota fiscal.
O financeiro emite relatório e pesquisa quais as notas fiscais emitidas durante o dia que precisam ser cadastradas no banco como Vendor (tipo cobrança do tipo Vendor).
O financeiro liga para os bancos para saber a melhor taxa de juros (que varia diariamente).
O usuário entra no Sistema do banco escolhido e cadastra o documento acrescentando ao valor original, o spread da empresa distribuidora e colocando os vencimentos sugeridos.
O Banco irá calcular o boleto que enviará ao cliente partindo do valor original, acrescentando IOF (taxa ao dia) e acrescentando o spread do comprador (a própria distribuidora).
No mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo do horário, o Banco credita o montante à distribuidora descontando o IOF e o valor de sua taxa (taxa cliente que foi negociada anteriormente).
Neste momento, o financeiro entra no Sistema, informa o código do banco, a conta contábil de Vendor, o número de um contrato – somente referência –, o valor creditado total (que o Banco creditará na conta da distribuidora) e uma conta de despesas bancárias (para o caso em que o valor final creditado for diferente do