VMI - Vendor Managed Inventor
trabalho vmi - Vendor Managed Inventor
Estoque Gerenciado pelo Fornecedor
Matéria
LOGISTICA E DISTRIBUIÇÃO
Professor
VICTOR BATISTA DOS SANTOS
Turma
Nº. 01618
Componentes:
2011
Introdução:
O varejo vive atualmente um período de transição baseado na produção em massa com o foco no cliente. Isto é, quem tem como entregar produtos com maior rapidez, no lugar certo e com o menor custo se diferencia dos players que não conseguem atender e se adequar às novas regras do consumo.
Porém, todos os modelos de negócio compartilham um fator: a necessidade de excelência operacional na cadeia de suprimento. Essa excelência garante uma variedade de produtos no ponto de venda a um custo operacional mínimo e que, para isso, precisa estar embasada em três pilares: pessoas, processos e dados.
Para se chegar ao “sucesso operacional” é necessário integrar em toda a empresa processos que prevejam as demandas de estoque e compras simulando o fluxo de materiais em toda a cadeia de produção como: níveis de estoque, entradas e saídas nos PDV ́s e CD ́s, distribuição, agregando decisões, custos e receitas no período apropriado.
No cenário atual contamos com diversos fatores que favorecem as empresas a repensarem suas operações por conta da alta competitividade e da dinâmica do mercado. (Que fatores são esses?) São ferramentas de logísticas que auxiliam na administração apropriada dos estoques, porém caberá a empresa escolher qual tecnologia se adequa melhor a sua realidade. A logística empresarial está associada diretamente ao fato de uma organização relacionar-se com o cliente interagindo de forma eficiente com a cadeia produtiva para conquistar o seu verdadeiro objetivo final que é estar competitivamente atuando no mercado.
Para obter essa vantagem competitiva, as empresas estão recorrendo a vários softwares disponíveis hoje no mercado, buscando automatizar seu processo produtivo