Tecnologia da informação e comunicação na logística
Palhoça, 2013
A tecnologia da informação e comunicação é um dos meios para melhorar e agilizar a comunicação em vários setores, como por exemplo em uma empresa com grande conhecimento de informática, sobretudo de softwares, o profissional planeja e desenvolve soluções para questões relacionadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação, criando uma vantagem competitiva, pois além de alicerçar as operações de negócio existentes, proporciona que sejam viabilizadas novas estratégias empresariais.
Na Logística um dos objetivos é melhorar o nível de serviço oferecido ao cliente, onde o nível de serviço logístico é a qualidade do fluxo de produtos e serviços e gerenciado. A logística, portanto, é um fator que pode ser utilizado como estratégia para uma organização. Sua aplicação se dá da escolha adequada de fornecedores, passando pela organização e chegando ao cliente. Pelo fato de uma organização relacionar-se com o cliente interagindo de forma eficiente com a cadeia produtiva para conquistar o objetivo final – estar competitivamente atuando no mercado.
“Um dos fatores mais relevantes ao desenvolvimento dos processos administrativos é a aplicação de tecnologia de informação, proporcionando um grande aumento de eficiência. Tais sistemas abrangem todas as ferramentas que a tecnologia disponibiliza para o controle e gerenciamento do fluxo de informação de uma organização (BALLOU, 1993).”
Sendo assim, A tecnologia da informação (TI) vem contribuindo para que a logística se torne mais eficiente e efetiva na geração de valor para a empresa, destacando-se como um diferencial no mercado atual. Para obter essa vantagem competitiva, as empresas estão recorrendo aos sistemas integrados de informação, buscando automatizar seu processo produtivo utilizando algumas tecnologias do tipo: Sistemas Integrados de Gestão / ERP – Enterprise Resource Planning, Electronic Data