Vendedor
Refere-se à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais.
por meio de:
Embate político
Valores
Ideologias
Dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos permeados por tensões sociais.
Maria da Glória Gohn
Movimentos sociais são ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas.
Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais, e utilizam-se muito dos novos meios de comunicação e informação, como a internet
Alain Touraine
Para se compreender os movimentos sociais, mais do que pensar em valores e crenças comuns para a ação social coletiva, seria necessário considerar as estruturas sociais nas quais os movimentos se manifestam.
Movimentos sociais são a ação conflitante de agentes das classes sociais, lutando pelo controle do sistema de ação histórica. Em cada sociedade existe um movimento social que encarna não uma simples mobilização, mas um projeto de mudança social.
A definição do movimento social se dá através de três princípios:
Princípio de identidade: corresponde a auto definição do ator social e à sua consciência de pertencer a um grupo ou classe social.
Princípio de oposição: Um movimento só se organiza se puder nomear seu adversário, mas a sua ação não pressupões essa identificação.
Princípio de totalidade: os atores em conflito, mesmo quando este seja circunscrito ou localizado, questionam a orientação geral do sistema
A SOCIEDADE CIVIL
No Brasil e em vários outros países da América Latina, no final da década de 70 e parte dos anos 80, ficaram famosos dos movimentos sociais populares articulados por grupos de oposição ao então regime militar.
1922 – Proclamações da república
1964 – Golpes militar
1984 – Diretas Já!
Considerada a