Vendas na sua porta
Introdução
Para turbinar o desempenho de sua equipe de vendas diretas, confira abaixo as dicas dos consultores. E como também sempre se aprende com os grandes, selecionamos alguns ensinamentos da Avon, a maior empresa de vendas diretas do país, com 1,2 milhão de revendedoras.
Recrutamento
A rotatividade de revendedores é grande no mercado porta-a-porta. Chega a 100% ao ano, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Diante da estatística, qualquer um que queira se dar bem no ramo precisa de um programa eficiente para recrutar e substituir os revendedores que desistem pelo caminho. Nele, você pode combinar diferentes estratégias. A mais comum delas é incentivar a própria força de vendas a trazer novos reforços para o time. A Avon, por exemplo, distribui brindes como liquidificadores, batedeiras ou kits de cosméticos para quem indicar novas profissionais.
Treinamento
"Não é preciso ter experiência para trabalhar com vendas diretas", diz Rodolfo Guttilla, presidente da ABEVD. Por conta disso, a atividade atrai muita gente sem conhecimento de vendas. Em tal situação, dificilmente você pode se dar bem sem um programa de treinamento para seu time de vendas. Algumas recomendações simples à equipe já ajudam bastante, como o uso de uma agenda para organizar os contatos e anotar os itens comprados pelas clientes para facilitar novas vendas.
Incentivo à fidelidade
De nada adianta recrutar e treinar revendedores se sua empresa não encontrar formas de mantê-los. Afinal, como profissionais autônomos, não devem fidelidade ou exclusividade a ninguém. "Quem não tiver um trabalho de fidelização está fora do jogo", diz o especialista Romeo Busarello, professor de marketing estratégico da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo. Por isso, é comum a entrega de prêmios para incentivar as vendas – prática adotada pela Avon e pela Natura entre muitas outras. Quanto maior o valor dos pedidos,