velocidade das reações
SUMÁRIO
1. Resumo;
2. Introdução;
3. Objetivo;
4. Parte Experimental;
4.1 Materiais Utilizados;
4.2 Procedimento experimental;
5. Resultados;
6. Discussões;
7. Conclusão;
8. Referencial Bibliográfico.
1-Resumo
Neste presente trabalho iremos fazer uma analise sobre velocidade de reação, usando soluções de acido sulfúrico e tiossulfato de sódio mais agua destiladaa uma temperatura ambiente e outra a uma temperatura mais elevada apresentando principalmente as causas que aceleram a reação ou fazem ela ficar mais lenta.
E também os cálculos estequiométricos de molaridade e massa dos solutos solventes deste presente trabalho.
2-Introdução Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Não existe uma velocidade geral para todas as reações químicas, cada uma acontece em sua velocidade específica. Algumas são lentas e outras são rápidas, como por exemplo: a oxidação (ferrugem) de um pedaço de ferro é um processo lento, pois levará algumas semanas para reagir com o oxigênio do ar. Já no caso de um palito de fósforo que acendemos, a reação de combustão do oxigênio ocorre em segundos gerando o fogo, sendo assim é uma reação rápida.
A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores: a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores, superfície de contato. Esses fatores nos permitem alterar a velocidade natural de uma reação química, vejamos por que:
Concentração de reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reação química. Essa propriedade está relacionada com o número de colisões entre as partículas. Exemplo: uma amostra de palha de aço reage mais rápida com ácido clorídrico concentrado do que com ácido