Velocidade das reações
Objetivo.Verificar a velocidade das reações por meio de reações simples.
Resumo. Na experiência que fizemos, nós constamos que as velocidades de reação mudam quando aquecemos a água oxigenada.no nosso caso medimos uma diferença de velocidade de reação de aproximadamente 1 minuto, ou seja em temperatura ambiente (26 graus) a reação da água oxigenada com o sal de fruta foi de 1min e 8 segundos e com ela aquecida a 80 graus o tempo de reação foi de 0min 36 segundos.
INTRODUÇÃO. A cinética é a parte da química que estuda as velocidades das reações onde, com o aumento da temperatura se aumenta a velocidade.Existem fatores que influenciam na velocidade como “temperatura”, “superfície” e “concentração de reagentes”.
Velocidade de uma reação
A velocidade de uma reação é a variação da concentração dos reagentes pela variação de uma unidade de tempo. As velocidades das reações químicas geralmente são expressas em molaridade por segundo (M/s).
A velocidade média de formação de um produto de uma reação é dado por:
Vm = variação da concentração do produto / variação do tempo
A velocidade da reação decresce com o tempo. A velocidade de formação do produto é igual a velocidade de consumo do reagente.:
Velocidade da reação = variação da concentração dos reagentes / variação do tempo
A velocidade das reações química pode ocorrer em escalas de tempo muito amplas. Por exemplo, uma explosão pode ocorrer em menos de um segundo, a cocção de um alimento pode levar minutos ou horas, a corrosão pode levar anos, e a erosão de uma rocha pode ocorrer em milhares ou milhões de anos.
Materiais. -2 comprimidos efervescentes de sal de frutas
-2 cartelas de sal de fruta em pó
-água oxigenada 20v ou 30v
-Iodeto de potássio
PROCEDIMENTO.
1. foi colocado 100 ml de água no Becker
2.dois acessos a lamparina para aquecer a água no Becker
3. foi colocado 50 ml de água em dois Becker e o sal de fruta em comprimido foi colocado no Becker de água frio e