berinjela à parmegiana
De acordo com Piras (2001), a Berinjela à Parmegiana foi criado em Calábria. No entanto as regiões de Emília-Romana, Campânia, Sicilia, Sardenha, Apúlia e Calábria disputam entre si a invenção deste saboroso prato. Sendo impossível estabeleceu-se sua origem exata, sabe-se que o prato surgiu na região da Itália Meridional. Seu nome remete-se a utilização do queijo Parmigiano Reggiano, e não a uma origem geografia da região de Parma. Na Itália essa iguaria é chamada de Melanzane al pomodoro e é preparada com berinjelas, tomate e queijo ralado.
Segundo Bona (2013), o nome berinjela á parmegiana derivaria do nome parmiciana, que representa um conjunto de tiras de madeira, que quando sobrepostas formam uma persiana, em menção a arrumação que as fatias de berinjela dispostas no prato.
TOMATE
Tradicional por fora, com cores marcantes que vão do amarelo ao vermelho, tornam os pratos mais atraentes, bem como, por dentro tem aroma contemporâneo que estimula o apetite.
Tomate é fresco e abundante em várias épocas do ano.
Versátil, é essencialmente fruta, tem seu lado legume.Alimento múltiplo, dos mais usados na atual culinária, sofreu momentos malditos quando foi considerado venenoso, quando se acreditava que poderia causar doenças, o que foi desmentido em parte cientificamente, considerando que o pedúnculo, as folhas e frutas imatura contém alcaloides tóxicos.
Durante séculos, serviu apenas de ornamento a jardins. Hoje, todos sabem que é potente anticancerígeno e as decobertas científicas demonstram que alguns de seus nutrientes previnem inúmeras doenças, entre outras prendas fantásticas.
A origem do tomate é americana tendo saído da América rumo à Europa.O primeiro povo que o cultivou foram os astecas que viveram no México e o batizaram como XTOMATLE.
A partida do tomate da América para Europa são contados de várias maneiras. Alguns historiadores contam que Cristóvão Colombo levou o tomate pela primeira