Velocidade das reaçoes quimicas
A velocidade das reações químicas é calculada relacionando-se a variação da concentração com o intervalo de tempo.
A Cinética Química é um campo que estuda os fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento das reações químicas, isto é, a velocidade com que se processam. Há cada vez mais pesquisas em torno desta área, visto que muitas vezes queremos acelerar algumas reações ou diminuir a rapidez de outras. Isso é especialmente importante para as indústrias e essas pesquisas têm importantes consequências tecnológicas.
Mas, visto que a velocidade de uma reação pode variar em cada intervalo de tempo e de uma substância para outra, costuma-se calcular a velocidade média das reações.
Considere a reação genérica a seguir, em que os coeficientes são as letras minúsculas e os reagentes e produtos estão representados pelas letras maiúsculas:
a A + b B → c C + d D
A velocidade média dessa reação será dada dividindo-se a velocidade média de reação de qualquer uma das substâncias reagentes ou a velocidade média de formação de qualquer um dos produtos pelo seu respectivo coeficiente na equação química. Isto é dado por:
Velocidade média de uma reação global
Por exemplo, considere a reação de decomposição da água oxigenada:
2 H2O2(aq) → 2 H2O(l) + 1 O2 (g)
Digamos que em 1 minuto se formaram 0,3 mol/L de H2O e 0,15 mol/L de O2, enquanto se decompôs 0,3 mol/L de H2O2, ou seja, temos que as velocidades médias de decomposição e de formação dessas substâncias da reação são de:
VmH2O2 = 0,3 mol/L . min
VmH2O = 0,3 mol/L . min
VmO2 = 0,15 mol/L . min
A velocidade média da reação global será encontrada ao pegar um desses valores e dividi-lo pelo respectivo coeficiente na equação:
Vm = VmH2O2 = 0,3 mol/L . min = 0,15 mol/L . min 2 2
Vm = VmH2O = 0,3 mol/L . min = 0,15 mol/L . min 2 2
Vm = VmO2 = 0,15 mol/L . min = 0,15 mol/L . min