Velocidade das reações quimicas
Título: Estudo da Velocidade das Reações Químicas
Nome: Hudson Pereira Ramos (110013115) Bruno Marques Lima Natividade (110025911)
Turma: HH
Data: 22/06/2011
Resumo
Verificar experimentalmente alguns fatores que determinam ou influenciam a velocidade das reações, tais como: temperatura e concentração. Além disso, observar quantitativamente a influência da concentração dos reagentes e da temperatura na velocidade das reações a partir da analise do tempo necessário para que uma reação ocorra.
Introdução
Fazer um estudo da velocidade das reações químicas é de extrema importância para a otimização de sistemas, de forma a obter o resultado desejado. Quando conhecemos os fatores que alteram a velocidade de uma reação, podemos alterar esse fator de forma a aumentar ou diminuir o tempo da reação química. A velocidade (V) de uma reação química pode ser entendida como a mudança da concentração [A] de reagente ou produto, dividida pelo o intervalo de tempo (t) no qual a reação ocorre.
(i) V=d[A]/dt
Muitos fatores influenciam na velocidade de uma reação, entre eles: Concentração, temperatura, catalisador, superfície de contato e luz. O primeiro deles, a concentração, geralmente é mais efetiva quando a concentração dos reagentes é alterada, pois quanto maior a quantidade de soluto por volume de solução, maior o número de colisões entre as partículas. O gráfico a seguir ilustra um exemplo de uma reação qualquer:
B + C ( A
[pic] Observe que o gráfico da concentração em função do tempo não é uma reta, ou seja, a velocidade não é constante, portanto a equação (i) tem uma valor ainda mais importante, pois, ela mostra a velocidade instantânea da reação. No caso hipotético de termos reagentes em quantidade infinita, ou constantemente repostos, de tal forma que a variação de suas concentrações seja nula d[A]/dt=0, e a velocidade da reação é constante. Num sistema fechado não é possível repor os reagentes