O sudeste Asiático
O continente asiático é o maior do mundo, para um melhor entendimento das relações humanas, culturais, econômicas, religiosas, essa porção do planeta é regionalizada em diversas partes.
No caso do sudeste asiático é constituído geograficamente por territórios com litorais recortados, formados por países insulares, isso quer dizer nações formadas fisicamente por ilhas e arquipélagos.
Toda a porção do sudeste asiático é constituída por Insulíndia, Indochina e Península Malaia.
Insulíndia: área que compreende o imenso arquipélago que vai desde o Oceano Índico até o Oceano Pacífico, região onde se encontra os territórios da Indonésia, Filipinas, Brunei e Timor Leste.
Indochina: corresponde a uma península no qual estão estabelecidos países como Camboja, Laos, Vietnã, Tailândia e Myanmar.
Península Malaia: área situada entre o Estreito de Malaca e o Mar da China Meridional, região onde abriga países como a Malásia, mais ao sul há um arquipélago onde está Cingapura. Cidade que abriga um dos principais centros industriais e financeiros do sudeste asiático.
China como superpotência emergente
A República Popular da China (RPC) é geralmente considerada uma potência emergente devido à sua grande e estável população, (0,48% de crescimento e 1.3441 milhões de habitantes) e está crescendo rapidamente seus gastos e capacidades nos setores econômicos e militares. Entretanto, tem diversos problemas econômicos, políticos, e demográficos que necessitam ser superados para ser considerada uma superpotência. Também não tem influência mundial quando comparada aos Estados Unidos ou à antiga União Soviética.
Atualmente a China é um dos países que mais cresce no mundo, no contexto econômico, industrial, financeiro, está prestes a se tornar uma potência mundial.
Para a compreensão das características do território e dos aspectos políticos, é importante realizar uma análise dos dados humanos e naturais.
A China é denominada de República Popular da