determinaçao de ph
Este trabalho visa o preparo adequado de soluções, os cálculos para a quantidade certa de soluto e solvente, levando em consideração concentração, número molar, volume, porcentagem de p.a, o uso das vidrarias corretas, e a identificação do pH, quanto a coloração obtida na solução e ao papel universal, para definí-los quanto a ácido ou base, e o valor do pH.
Objetivo
Correto preparo de soluções e determinação de pH.
Parte experimental
(i) Materiais e reagentes
Balança (1) ; béquer de 100mL (2); Bastão de vidro (1); Balão volumétrico 25mL (1) ; Balão volumétrico de 100mL (1); Balão volumétrico de 250mL (1) ; pipeta graduada de 3,0mL(1) ; pera (1); Funil de vidro(1) ; espátula; frasco para armazenar a solução (2) ; papel indicador universal de pH (2) ; Hidróxido de sódio PA; ácido clorídrico concentrado (d=1,18g/mL; 36%m/m); solução alcoólica de fenolftaleína 1% m/v.
(ii)Procedimento
a)Preparação de 250mL de 0,10mol/L de NaOH
Foi pesado aproximadamente 1g de NaOH diretamente em um béquer de 100mL, utilizando a balança analítica, precisamente 1,0029g. Após a pesagem, foi dissolvido a massa de NaOH utilizando aproximadamente 30mL de água destilada em um béquer de 100mL. Esperou-se a solução atingir a temperatura ambiente e logo após transferiu-se quantitativamente para um balão volumétrico de 250mL, completou-se com água destilada até que a solução atingisse a marca de calibração (250mL). Foi agitado até que a solução se homogenizasse.
b) Observação qualitativa do pH:
Transferiu-se uma pequena quantidade da solução anterior homogenizada para um béquer, aproximadamente 5mL com auxílio de uma pipeta graduada de 3mL. Foi mergulhado a ponta do papel indicador universal na solução,e verificado a cor resultante. Foi adicionado duas gotas de solução alcoólica de fenolftaleína e verificou a coloração resultante, que era rósea.
c)Preparação de 100mL de solução 0,10mol/L de HCl
Foi adicionado 50mL de água destilada ao béquer de 100mL, e logo