Velho chico
4O rio São Francisco tem 2.830km de extensão, cortando cinco Estados brasileiros, que são: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Sua nascente é em São Roque de Minas (MG), num local conhecido como “Chapadão da Zagaia”. Em sua extensão corta o Estado da Bahia. Sua foz no Oceano Atlântico, na divisa entre Sergipe e Alagoas. Ao todo são mais de 500 municípios banhados pela bacia.
O Velho Chico foi descoberto por Américo Vespúcio. Em Pernambuco foi que formou-se o primeiro povoamento que usaria suas águas como fonte de vida.
O rio, em seu percurso, corta áreas influenciadas por diferentes climas, vegetações e relevos, sendo utilizado com fonte hídrica para a geração de energia em cinco usinas hidrelétricas.
Mais que um rio, o Velho Chico é um fato cultural.
Nasce num brejo da Serra da Canastra e corre manso até encontrar o mar.
É um rio inteiramente brasileiro. Deságua numa costa lisa, entre coqueirais e manguezais, dunas e praias douradas.
Seus principais afluentes são: * Rio Paraopeba * Rio Paracatu * Rio Abaet * Rio Verde Grande * Rio das Velhas * Rio Carinhanha * Rio Jequita * Rio Corrente * Rio Urucuia * Rio Grande
Encontramos hoje o rio em estado de degradação. Um dos principais agente poluidores do São Francisco é o uso indiscriminado de agrotóxicos, erosão do solo e as ações desordenadas de mineradores. Mas tem um fator que predomina: a poluição do maior afluente do rio São Francisco: o Rio das Velhas – fato que ocorre na região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
As derrubadas e queimadas de árvores, seja na nascente ou ao longo do seu percurso, estão cada vez maiores. As cidades ribeirinhas não tem sistema de tratamento de esgoto e as indústrias despejam toda sujeira no seu leito. Agricultores, inescrupulosos ou por falta de orientação, usam e abusam de agrotóxicos em plantações nas margens do rio e esse veneno também é conduzido para o Velho Chico.
O