"Velho Chico"
Por isso, não é justo que um país como o Brasil, tão rico e conhecido mundialmente pelos seus recursos hídricos, esteja passando por um descaso com a população brasileira, principalmente com com os nordestinos que habitam a região nordeste, que é castigada todos os anos pela falta de chuva. Recentemente, uma reportagem exibida pelo Fantástico, da emissora Rede Globo, mostrou uma investigação especial sobre a maior obra de infraestrutura do Brasil: a transposição do rio São Francisco, projeto que se alastra há mais de cinco anos e deveria levar água para a região que enfrenta a maior seca dos últimos 40 anos.
As obras já eram para estar concluídas, mas só metade das obras estão prontas, existem trechos em que as ações estão abandonadas, quase “esquecidas” em uma terra que clama por água. Alguns dos motivos do atraso que vai levar água para o sertão são: o superfaturamento das obras, a falta de fiscalização, a ausência de ação por parte do governo, etc. O gado passa fome, e, o [fome e o] pouco alimento que resta para alimentá-los em poucos dias acaba. Em várias partes do sertão o gado já está morrendo, agonizando aos poucos. O que resta para os sertanejos ao longo destes três “longos anos”, é [sem vírgula] rezar para que a chuva caia e orar para que as obras não parem (novamente) no meio do caminho.
Para que se dê a transposição das águas do “Velho Chico” pelos canais, é [canais é] preciso que o governo tome medidas rígidas quanto a [à] inércia da administração, para coibir atrasos e superfaturamentos nas obras. Para que o sonho de “milhões de sonhadores possa, enfim, ser concretizado.