Livro a dama do velho chico
Resumo
A DAMA DO VELHO CHICO:
Em a dama do velho chico, o interior pobre da Bahia esquecido e assolada pela seca é o cenário de um envolvente drama familiar, que se desenrola a partir da paixão que uma adolescente desperta no irmão, no tio e em um vagueiro, Carlos Barbosa resgata os costumes, as lendas e a vida da população ribeirinha do rio SÃO FRANCISCO..
A DAMA DO VELHO CHICO:
Daura era uma menina de 15 anos), aparentava um pouco mais morena,rebusta,cabelos longo e levelmente crespos.minha irmãs de Daura tinha 17 anos, sempre defendendo sua familia de tudo e de todos.Missinho gostava de ficar espiando Daura caminhar-se abaichar para recolher o lixo,para bater a roupa na beira do rio, esticar os braços para estender a roupa na cerca,lavar o cabelo na bacia junto a janela da cozinha,cata feijão sentado na estrada,pentear os cabelos,mexer panela no fogão e sentir o cheiro de banho tomado dela.Como sempre esperava por ela atrás da árvore, um dia ela passou e ele deitou-se em cima dela e a beijou, ela com vergonha nunca contou para ninquém.
Agenor o vaqueiro, violeiro, qua a roda de dança na festa se São gonçalo,onde estava Daura e sua familia.Agenor levou Daura para dançar, trocaram olhares e ele se apaixonou por ela.
Agenor pediu permissão a Dualdo(pai de dara )para casar-se com ela e ele não deixou. Depois de um tempo genor mandou dualdo ao coronel da cidade.
Missinho viu sei pai deitado no chão e o seu tio segurando acbeça dele, achou que o tio tinha mantado seu pai, missinho não se dava bem com o seu tio. Tiveram uma briga, então Missinho saiu de casa e aparecia quando o tio não estava na casa. Missinho cuidava das plantas e o de fazeres da fazenda, quando sai de casa o seu tio não cuidava dos afazeres da fazenda com ele.Então Missinho gerou uma raiva ainda maior pelo tio. Sua mãe pediu a Vilino que fosse para sua terra de volta ,mas Vilino não aceitou.
Um certo dia , estava ele Isalrina(mãe de daura) e Missinho sentado