funções de linguagem
A chuva caía como lágrimas de um céu entristecido.
"E há poeta que são artistasE trabalham nos seus versoscomo carpinteiro nas tábuas!..."2.Metáfora: É o emprego de um termo com significado de outro em vista de uma relação de semelhança entre ambos. É uma comparação subentendida." Sua boca é um cadeado., “E meu corpo é uma fogueira” (Chico Buarque de Holanda)
3.Prosopopeia: Também chamada personificação ou animismo, é uma espécie de metáfora que consiste em atribuir características humanas a outros seres.
“Ah! Cidade maliciosa de olhos de ressaca, “Que das índias guardou a vontade de andar nua”
(Ferreira Gullar) Com a passagem da nuvem, a lua se tranqüiliza.
4.Sinestesia: Consiste na união de impressões sensoriais diferentes, ou seja, a mistura dos 5 sentidos., O cheiro doce e verde do capim trazia recordações da fazenda, para onde nunca mais retornou.
Um doce abraço indicava que o pai desculpara.
Dia de luz, festa de solUm barquinho a deslizar no macio azul do mar... (O barquinho - Tom Jobim)
5.Catacrese: É o emprego de um termo figurado por falta de um termo próprio para designar determinadas coisas.
Sentou-se no braço da poltrona para descansar.
Não me lembro do seu nome, mas ainda vejo as suas eternas maçãs do rosto avermelhadas.
A asa da xícara quebrou-se.
Usamos a catacrese em expressões como:
“orelha de livro” ou “dente de alho”. O termo “engarrafamento”, usado para designar o congestionamento de automóveis, ou o verbo “embarcar”, usado no sentido de entrar no carro, no avião ou no trem, são exemplos de catacrese.
Na expressão “casal gay”, curiosa porque “casal”, ao pé da letra, é um par formado por macho e fêmea, apagou-se o sentido de heterossexualidade e avivou-se o sentido de par unido por laços de