Vegetais
Do grego botanikós = relativo a ervas, a
Botânica é a área da Biologia que estuda os vegetais em todos os níveis de organização.
O Reino Plantae, Metaphyta ou Vegetal abrange todos os organismos pluricelulares eucariontes fotossintéticos. Seus representantes são dotados de plastos com clorofila e, portanto, capazes de realizar fotossíntese, sendo então denominados autótrofos.
A célula vegetal apresenta algumas poucas diferenças com relação às células animais. Nela observamos a presença de um grande vacúolo, cloroplastos, parede celular (celulose) e plasmodesmos, e ainda ausência de centríolos, apesar de se observar o fuso de divisão durante os processos de mitose e meiose. Diferentemente dos animais, os vegetais armazenam amido como substância de reserva.
Sargassum sp. – exemplo de alga pluricelular
(Feófita)
Existem algas pluricelulares de diferentes formas e tamanhos. Elas podem ter a forma de filamentos, lâminas ou ramos. Mas, se forem analisadas ao microscópio, vemos que elas não apresentam a estrutura das folhas verdadeiras.
Compreendem as Clorófitas (algas verdes),
Feófitas (algas pardas) e as Rodófitas (algas vermelhas). As algas são produtoras no ambiente marinho e algumas delas são de interesse para o homem como alimento (Ulva sp, Porphyra sp). De outras são extraídas substâncias de interesse econômico (ágar, carragenina), e outras ainda podem trazer prejuízos como a Sargassum sp e a Macrocystis sp.. Esta última pode atingir mais de 100 metros de comprimento, prejudicando a navegação.
Segue agora o estudo de cada um dos grupos:
BRIÓFITAS
Esquema de uma célula vegetal
SISTEMÁTICA VEGETAL
Dentro deste reino Plantae estão reunidos os grupos vegetais:
Briófitas,
Pteridófitas,
Gimnospermas e Angiospermas, que provavelmente tiveram origem nas Algas.
Apesar de pertencerem ao Reino Protista, as algas pluricelulares são citadas na sistemática vegetal pois possuem uma ligação evolutiva com os