vegetais
A cutícula protege a planta da ação de fungos e bactérias, além de restringir a perda de água (NEUZA).
Figura 2 Xilema e Elementos de vaso.
O tecido chamado xilema é formado por elementos traqueais, parênquima do xilema e fibras do xilema, onde os elementos traqueais são os traqueídeos e os elementos de vaso (FERNANDO; GOKITHI, 1997. p. 52).
O xilema possui na maioria de suas células a presença de paredes espessas e lignificadas, lhe conferindo um tecido mais rígido que o floema (Site, anatomiavegetal).
Figura 3 Estrutura do caule em corte transversal evidenciando o câmbio vascular.
O Câmbio vascular do caule forma-se a partir do câmbio fascicular e do câmbio interfascicular. Tem como função delimitar, uma área interna do caule onde só há xilema e parênquima (Site, sóbiologia).
Figura 4 Corte transversal da folha evidenciando a cutícula, o parênquima paliçádico, o parênquima lacunoso e a epiderme.
O parênquima está relacionado com varias funções no vegetal, como a fotossíntese, o armazenamento de substâncias, cicatrização (por ter capacidade de divisão celular). Além dessas funções as células do parênquima podem se especializar em células ou estruturas secretoras (Site, wikipedia).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Figura 1 Estrutura interna de uma folha. Disponível em: . Acesso em: 08 agos. 2014.
Figura 2 Xilema e Elementos de vaso. Disponível em: . Acesso em: 08 agos. 2014.
Figura 3 Estrutura do caule em corte transversal evidenciando o Câmbio Vascular. Disponivel em: . Acesso em: 08 agos. 2014.
Figura 4 Corte transversal da folha evidenciando a cutícula, o parênquima paliçádico, o parênquima lacunoso e a epiderme. Disponível em: . Acesso em: 08 agos. 2014.
Câmbio Vascular. Disponível em: . Acesso em: 08 agos. 2014.
FERNANDO, O. de.; GOKITHI, A. Fundamentos de Farmacobotânica. 2ᵃ ed. São Paulo: Atheneu, 1997.
NEUZA, C. M., Sistema de Revestimento. Disponivel