Leite
Consumo Responsável
Orientador: Filipe Silva Castro
Aluno: Wender Oliveira Silva
Turma: 0513
Leite
O leite é importante fonte de cálcio, potássio, fósforo, proteínas, vitamina B2, entre outros.
O ideal, nesse caso, seriam substituir o leite por seus derivados como iogurtes, queijos.
A cadeia produtiva do leite não é tão simples como parece ser. Vai desde a produção do leite, com o uso insumos e tecnologia, passando pelas usinas de beneficiamento, pelas prateleiras dos supermercados, até o consumidor final.
O aumento populacional configura um aumento de demanda do leite e seus derivados. O crescimento da população no período de 1960 a 1999 foi de 2,32%, muito além do crescimento da oferta de leite e derivados. Uma melhoria de renda proporcionada pelo aumento do salário mínimo a partir de 1994, ano inicial do Plano Real, proporcionou uma elevação de consumo de leite.
Os primeiros passos tendem a ter todo o processo de tratamento do gado leiteiro, envolvendo fornecedores de insumos agrícolas, máquinas, equipamentos, pastagem e rações especiais para a produção de leite, a medicina veterinária e a mão de obra especializada. O segundo passo é a produção do leite, que pode ser realizada por grandes produtores especializados, que utilizam de alta tecnologia para aumentar a produção do leite. E também por pequenos produtores, que podem vender o leite para as usinas ou cooperativas ou também podem vender direto para o consumidor final.
Os produtores armazenam o leite e transportam até as usinas.
As usinas ou cooperativas recebem o leite dos produtores e beneficiam o produto. Nesta fase, o leite é esterilizado quando usado para a produção de produtos UHT (leite longa vida) ou pasteurizado, quando utilizado na produção de derivados do leite, como queijos e iogurtes. As usinas também são responsáveis por embalar o produto final, armazená-lo e entregá-lo ao mercado atacadista.
A última etapa é a venda para o mercado varejista, como