planejamento
A política económica consiste no conjunto de acções governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação económica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas acções são executadas pelos agentes de política económica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial .Cada vez mais há uma interacção com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrar-se globalizada.
Instrumentos da politica económica
Política fiscal
Conjunto de decisões e acções relacionadas com as despesas e receitas dos governos federal, estadual e municipal.
Política externa
Conjunto de medidas que tem por finalidade manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos, proteger determinados sectores e desenvolver relações comerciais externas.
Por sua vez subdivide-se em Política Cambial e Política Comercial.
Política de rendas
Conjunto de medidas visando a redistribuição de renda e justiçasocial
Política monetária
Conjunto de medidas objectivando controlar o volume de liquidez (quantidade de dinheiro circulante) à disposição dos agentes económicos.
Politica fiscal
A política orçamental ou política fiscal, é um ramo da política económica que define o orçamento e seus componentes, os gastos públicos e impostos como variáveis de controlo para garantir e manter a estabilidade económica, amortecendo as flutuações dos ciclos económicos e ajudando a manter uma economia crescente, o pleno emprego e a inflação baixa.
Politica externa
A política externa é o conjunto de objectivos políticos que um determinado Estado almeja alcançar nas suas relações com os demais países do mundo.
A política externa costuma ser planejada de modo a procurar proteger os interesses nacionais de um país, em especial sua segurança nacional, prosperidade económica e valores. A consecução de tais objectivos