Vegetais Superiores - Botânica
Os estudos filogenéticos permitiram não só agrupar as plantas em uma ordem ou classe, como também descobrir a relação de parentesco dessas plantas umas com as outras. Além disso, os caracteres morfológicos são limitados, ao passo que os moleculares são mais diversificados (milhares de pares de base a serem analisados através do seqüenciamento do DNA).
2. Qual foi o grande salto evolutivo se compararmos o ciclo de vida de uma pteridófita heterosporada e uma gimnosperma?
A presença de sementes nas gimnospermas foi o grande salto evolutivo que permitiu uma maior proteção para o megásporo, que fica envolto pelo tecido que dá origem a ele (megasporângio). Além disso, ouve uma evolução na posição do gametófito que passou a ficar dentro da parede do megasporângio.
3. No que consiste o pinhão? Explique sua morfologia.
O pinhão é uma semente (óvulo fecundado) produzida através da fusão da bráctea (escama protetora) com o megasporofilo. Proteção para a semente.
4. Quais os principais grupos de gimnospermas vistos durante as aulas?
Ordem Cycadales (cycas e zamia), Ginkgoales (ginkgo biloba), Coniferales ( pinus, araucária, cupressus) e Gnetales ( gnetum e ephedra).
5. No que consiste a folha carpelar?
A folha carpelar é uma folha modificada que consiste no megasporofilo das gimnospermas. Nas angiospermas, esta se fecha formando o carpelo.
6. Explique a estrutura de um cone feminino e de um cone masculino.
O cone feminino é uma estrutura formada por uma folha modificada, megasporofilo, onde encontramos o megasporângio (óvulo). Este sofre meiose e dá origem a quatro megásporos onde apenas um sobrevive. O sobrevivente sofre mitose e dá origem ao megagametófico (ou saco embrionário) que contém em seu interior a oosfera, que é o gameta feminino. Já o cone masculino é formado por uma folha modificada chamada microgametófilo que contem microgametângios. Estes sofrem meiose e