vazamento de oleo
O presente estudo tem a finalidade de mostra a importância do gerenciamento de resíduos sólidos, com intuito de mostrar formas que traga bom reaproveitamento desses resíduos, de forma que haja o mínimo de descarte. Pois o lixo é um grave problema para nossa sociedade atual, sabemos que os resíduos sólidos na sua maioria, são materiais reaproveitáveis.
Segundo Cavalcanti (1998), a década de 1970 foi a década da água, a de 1980 foi a década do ar e a de 1990, a dos resíduos sólidos. Apesar de que geração de resíduos é algo que acompanha a humanidade desde seus primórdios, somente há alguns anos começou-se a pensar nos problemas decorrentes de sua geração. A população mundial cresceu menos que o volume de lixo por ela produzido.
Segundo o dicionário de língua portuguesa, lixo é tudo aquilo que não se quer mais e se joga fora, ou seja, são coisas inúteis, velha e sem valor.
De acordo com a Lei Federal 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define como resíduos sólidos sendo: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível.
2.RESÍDUOS SÓLIDOS
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT:
resíduos sólidos são resíduos nos estados sólidos e semi-sólidos, que resultam de atividades da comunidade, de origem: industrial, doméstica, de serviços de saúde, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Consideram-se também resíduos sólidos os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como