dicas de TCC
A introdução de um Tcc é como um cartão de visita, que deve ser claro, objetivo, limpo, direcionado à temática eleita. É enterraste observar que a introdução do Tcc deve estar em equidade com o tamanho do trabalho proposto, ou seja, um trabalho de 30 laudas, não pode apresentar uma introdução de 5. O ideal é que conte com 2 laudas, aproximadamente, o que será suficiente para expor, de forma sucinta, a natureza da pesquisa elaborada. É mister salientar que uma boa introdução para um Tcc aborda a natureza do trabalho, a intencionalidade deste, pincelando de forma sutil as informações contidas ao longo da pesquisa, sem aprofundamento demasiado, e nem distanciamento da temática proposta. E por mais que pareça estranho, é aconselhável que a introdução seja feita após toda a confecção do Tcc, quando efetivamente o aluno estará sintonizado com tudo que abordou, podendo assim, descrever de forma clara e dominante os pontos relevantes, a importância de sua pesquisa, o tipo de abordagem que efetuou. Em suma, sem delongas, a introdução do Tcc deve funcionar como um cardápio, que incentiva e motiva a leitura do Trabalho de Conclusão de Curso, de forma a torná-lo interessante e eficiente aos olhos do professor/orientador que fará sua avaliação.
DICAS DE COMO ELABORAR UM TCC
A primeira dica para elaboração de um Tcc é efetivamente buscar um tema que propicie satisfação em cada passo da pesquisa por parte do aluno, suscitando neste, interesse, descobertas, aprofundamento, conhecimento.
A segunda dica para elaboração de um bom Tcc é referente à busca de material para a sua confecção, o que deve ser feito com bastante cuidado, de forma seletiva e ampla, para uma grande base teórica e conseqüente excelência no conteúdo expresso.
A terceira dica para elaboração de um Tcc, que vale também como advertência é esclarecer a natureza original que todo Tcc deve ter. É imprescindível salientar que um Tcc não representa exercício de cópia, reprodução de idéias