Dicas para escrever o TCC
Introdução
Comece sua introdução contextualizando o tema que você escolheu. Deixe claro qual a relevância do tema escolhido para a área, e faça uma delimitação do seu estudo. Por mais que seu tema seja abrangente, dificilmente você conseguirá um bom resultado tentando explorá-lo de forma ampla. Especifique qual o seu FOCO!!!!
Apresente o cenário relativo ao assunto que você escolheu. Situe o leitor no contexto global e pontual do assunto relativo à monografia que você está desenvolvendo.
Uma primeira proposição para que você consiga delimitar o tema do seu estudo consiste na realização de um levantamento bibliográfico preliminar. Assim, você se coloca em contato com os trabalhos já realizados, verificando quais os problemas que não foram pesquisados, ou não o foram adequadamente, e quais vêm recebendo respostas contraditórias.
Justificativa / Relevância do estudo (por quê?)
A relevância do estudo é a resposta que você dá à seguinte indagação do leitor: em que o estudo é importante para a área na qual você está atuando, ou para a área na qual busca formação acadêmica, ou para a sociedade em geral? Nesta seção, você justifica o seu estudo, apontado contribuições de ordem prática.
Objetivos (para quê?)
Objetivos Gerais: define o que você pretende alcançar com a realização da sua pesquisa. Se o problema é a questão a investigar, o objetivo é o resultado a alcançar. O objetivo geral, se alcançado, dá resposta ao problema que você definiu. (Exemplos de verbos: Analisar, Avaliar, Caracterizar, Discutir, Diagnosticar, Investigar, Implantar, Estudar, Pesquisar, Realizar, Determinar).
Objetivos específicos: são os passos que você deve percorrer para alcançar o objetivo geral. Objetivos devem ser redigidos com o verbo no infinitivo: explicar, analisar, compreender, descrever, propor, investigar, estudar, etc.
Exemplo:
Uma empresa deseja avaliar seu processo de produção, abordando desde questões sobre qualidade do processo até a