POLITICAS PUBLICAS
MÓDULO 1 | Políticas Públicas e Promoção da Igualdade
UNIDADE 1 | Políticas públicas: conceitos, objetivos e práticas de participação social
O que são políticas públicas?
Este texto inicia a reflexão sobre a essencialidade das POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS na superação das desigualdades de gênero e raça. O primeiro passo, portanto, é compreender o que são políticas públicas. A definição do que sejam políticas públicas ainda é um campo em discussão. Diferentes autores/as ressaltam o crescimento desta área do conhecimento e têm produzido teorias sobre o tema.
A cientista política Celina Souza, numa revisão da literatura sobre políticas públicas, afirma que, como área de conhecimento, as políticas públicas surgiram nos EUA, inventando uma nova forma de estudos que focalizavam as produções dos governos sem o vínculo com as ações dos Estados:
“(...) na Europa, a área de política pública vai surgir como um desdobramento dos trabalhos baseados em teorias explicativas sobre o papel do Estado e de uma das mais importantes instituições do Estado o governo -, produtor, por excelência, de políticas públicas. Nos EUA, ao contrário, a área surge no mundo acadêmico sem estabelecer relações com as bases teóricas sobre o papel do Estado, passando direto para a ênfase nos estudos sobre a ação dos governos” (Souza, 2006: 22).
POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS
A intersetorialidade cria espaços de comunicação e relação de instituições que atuam em diversos setores (político, técnico, administrativo etc.), em diferentes áreas
(saúde, educação, meio ambiente, assistência social, planejamento etc.), e que podem pertencer a órgãos governamentais, não-governamentais, empresas e órgãos internacionais. Políticas públicas intersetoriais agregam setores diversos e várias áreas, permitindo melhor utilização de conhecimentos e experiências acumuladas, colaborando para o alcance de